Você está pensando em atuar com vendas na internet, divulgar sua marca ou atrair mais visitantes para a sua página? Ou se você já faz isso, não importa: construir personas pode ser uma ferramenta que pode ajudar você com esse desafio.

Buyer personas são uma ferramenta utilizada há tempos no marketing e que há pouco tempo se popularizou no território do marketing digital.

Mas o que são essas tais de personas?  Basicamente, é uma ferramenta para ajudar a personificar o seu público alvo. Dessa forma fica mais fácil pensar estratégias, supor comportamentos, entre outros.

Na década de 80, durante o desenvolvimento de um software, Alan Cooper começou a entrevistar colegas com o perfil de usuários do programa, até que surgiu uma usuária fictícia. No livro Buyer Personas, Adele Revella diz que é preciso haver uma etapa de entrevistas com ex clientes e clientes para considerar buyer personas.

Mesmo assim, se você não conseguir realizar essas entrevistas, mesmo assim vale realizar a criação das personas como exercício, podendo validá-las mais tarde. É possível utilizar as informações que você já tem sobre seus clientes e ex clientes para criar essas personas.

Como definir as personas?

Quem ela é na profissão Autônomo, pequeno empresário

O que ela quer alcançar Precisa estabilizar o seu fluxo de caixa e ganhar mais clientes

Quais são os desafios que essa pessoa têm (com os quais você pode ajudar): Está tentando superar desafios para os quais ela não tem conhecimento específico e busca auxílio

Características pessoais e estilo de vida  Namorando, no tempo livre gosta de sair com amigos e ir a shows, mora em São Paulo, busca se mudar para um apartamento maior

Buyer persona e proposição de valor

Muitas vezes, para quem ainda não tem um modelo de negócios e uma proposição de valor estruturados, a criação das buyer personas pode se chocar com uma infinidade de informações e dúvidas a respeito de informações mais subjetivas e complexas a respeito da sua empresa ou marca.

Por isso criamos um material para ajudar você com essa tarefa: construir a sua buyer persona e a sua proposição de valor. Construir as duas coisas em conjunto pode ser mais intuitivo pois há muitas informações complementares em ambas as ferramentas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL

 


onthe.biz

onthe.biz

O consultor de marketing, comunicação e negócios que cabe no seu bolso.