Estratégia do grego antigo στρατηγία: stratēgia, tendo significado de a arte de liderar uma tropa; comandar) e designava o comandante militar, à época da democracia ateniense. (Wikipedia). O termo estratégia surgiu no campo militar e se referia a como os generais pensavam e organizavam a disposição de seus recursos e as ações tomadas por cada batalhão visando atingir um objetivo final.

Aplicar estratégia para negócios? Isso é óbvio – você pode dizer, mas é este o grande X da questão. Pode ser até simples na teoria, mas não é nada simples quando em nosso ambiente de trabalho estamos imersos em culturas organizacionais que dificultam o pensamento estratégico e o principal – colocar as estratégias em prática e colher resultados.

É preciso saber que cada interação com o cliente, cada dia, cada feedback, é uma informação que pode ser utilizada a favor do seu negócio – é necessário pensar na complexidade do seu ecossistema e como isso irá nortear a organização das atitudes que você ou a organização tomam em benefício próprio.

A estratégia não parece tão óbvia quando lembramos que aquele email para o cliente poderia ter sido escrito de uma maneira melhor, quando tarefas poderiam ter sido antecipadas ou uma ação diferente poderia ter levado a uma situação melhor.

Ver a sua empresa ou o seu trabalho com uma perspectiva estratégica irá te auxiliar a colher melhores resultados no futuro, pois pensar desta maneira nos ajuda ter uma visão mais clara o que estamos fazendo, por quê estamos fazendo e como estamos fazendo – três perguntas fundamentais para compreender e guiar as atitudes do seu trabalho, projeto ou empresa.


onthe.biz

onthe.biz

O consultor de marketing, comunicação e negócios que cabe no seu bolso.